sábado, 21 de junho de 2014

Ceviche - Um Brinde ao Verão!

Com esta receita marco a chegada do tão esperado Verão! Tem estado dias lindíssimos cheios de sol, calor e céu azul! E dias assim pedem comidas leves, frescas e nunca esquecer cheias de sabor e com poucas calorias!

A temperatura por aqui não tem andado a convidar muito a fazer este tipo de comida. Mas ultimamente o tempo tem andado assim:





Por isso saúdo o verão com uma receita bem refrescante!

Hoje fui à praça de manhã e comprei Boca Negra. Adoro este peixe grelhado ou cozinho. Já tinha ouvido falar que em Sushi era uma grande iguaria e que exportávamos bastante para o Continente, pois "está na moda" o Sashimi de Boca Negra.

Bom, eu na aventura do Sushi ainda não me meti, mas no ceviche já fiz de Cherne e de Atum fresco. Por isso hoje teve de ser de Boca Negra. Sem dúvida que será uma receita a repetir! Aprovadíssimo!

Pedi na praça que fizesse do Boca Negra dois filetes (trouxe a espinha e a cabeça pois vai dar uma bela sopa de peixe, pois ainda ficou com bastante peixinho agarrado...!) e quando cheguei a casa retirei a pele e cortei em formato Sashimi, o mais fininho possível e em bocados pequenos.

Pus a macerar no sumo de uma lima, uma colher de sopa de molho de soja, uma colher de café de gengibre em pó, pimenta branca q.b. e um fio de azeite. Fica no frigorífico a macerar durante 20 minutos (esta ideia retirei deste site).

Fiz uma salada para acompanhar com três abacates cortados em cubinhos (regar logo com o sumo de uma lima), um tomate, um molho de rúcula pequeno, sal, pimenta, cominhos, coentros e um fio de azeite. Grelhei quatro cogumelos e coloquei à parte. Por vezes ponho cebola bem picadinha e também umas gotas de picante, mas hoje não. No final polvilhei a salada com sementes de sésamo.


Fiz tortilhas e vamos para a mesa!!

O ceviche servi em cima da ardósia do sushi com coentros por cima e o molho que se formou à parte. Fica bom se o misturarmos na salada.


Para montar este prato gostei desta forma:
Uma tortilha, duas a três colheres de sopa de salada por cima e uns poucos de cogumelos e por fim o ceviche com coentros. Para comer com pauzinhos ou à europeu, de faca de garfo ou até mesmo à mão! ;-)



Bem Vindo Verão!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...