Bom, sinceramente, como nós não nascemos ensinados, e eu sendo uma pessoa bem humilde, não tenho problema em perguntar a quem sabe, como fazer algo que nunca mexi: os seja, bochechas de porco!
E como sabia que o Chef Álvaro Lopes já as tinha feito e estavam divinais, decidi perguntar qual o segredo!
Gentilmente ensinou-me como as fazia e, já se sabe, um bom cozinheiro deixa sempre a sua assinatura num prato, neste caso, esta receita que aqui deixo é já com um "arzinho" meu!
Temperar as bochechas com sal, pimenta, alho, louro, vinho branco e pimenta da terra. Deixar a marinar, no mínimo, 30 minutos para tomar gosto.
De seguida, num tacho, adicionar um fio de azeite, e corar as bochechas, e adicionar ao mesmo tempo um pedaço de chouriço inteiro. Cuidado com os salpicos! Virar a carne para que core de ambos os lados, retirar tudo e reservar.
Entretanto, já temos os sabores no tacho, do chouriço e da carne.
Adicionamos então cebola picada e um pouco de banha. Deixamos refogar para soltar os sabores que lá estavam.
Juntamos polpa de tomate e tomate em pedaços, a marinada onde a carne esteve, um copo de vinho tinto e uma pitada de cominhos. Adicionei também um copo de leite, para que fique tudo macio.
Coloquei uma cenoura em quadradinhos, os bochechas e o chouriço que estavam reservados. Tapar e deixar cozinhar, no mínimo 30 minutos (deixei cerca de 45 minutos).
Se houver necessidade de adicionar liquido, adicionem leite.
Rectificar temperos.
Depois de bem cozida, retirar a carne, o chouriço e a folha de louro. Triturar tudo muito bem. Se entenderem, passem num passador de rede (ou chinês) para que o molho fique bem aveludado.
Adiconar então por último a carne novamente assim como o chouriço que já deve ir cortadinho.
Finalizar com coentros (ou salsa).
Servi com pão de alho torrado e um fio de azeite, para ser comido assim mesmo à guloso. Mas podem servir com puré de batata doce ou batata normal.
O molho fica uma tentação! Deve sobrar, por isso no dia seguinte é excelente para lhe juntarem um frango e guisarem! Servir com massa.
Nesta receita a minha Borner foi uma ajudante espectacular!! Muito útil! Cortei a cebola, cortei o tomate, cortei a cenoura...! Maravilha! Tudo para facilitar o meu trabalho!! Ficou tudo muito mais rápido!!
Obrigada Chef!
é o prato ideial para mim, por acaso só como em restaurantes mas sempre que vejo peço logo.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
Eu também nunca tinha feito! Sempre que tinha comido era em restaurantes! E este ficou digno de restaurante! Uma maravilha!!
EliminarObrigada e beijinho!
Adoro este tipo de pratos!
ResponderEliminarTambém eu Elisabete!! São tão reconfortantes e com tanto sabor...!
EliminarE ficaram super tenras!
Beijinho!