Eis uma tarde que eu já andava à uns tempos para fazer desde que vi no 24 Kitchen a Filipa Gomes a fazer.
Fiz uma versão mais light mas ficou deliciosa à mesma! A repetir, sem dúvida!
Descobri ruibarbo na minha praça e agora não quero outro fruto! Adoro fazer crumble com ele, mas desta vez decidi fazer a tarte.
- Comece por fazer a crocante massa juntando no processador 200 gr de farinha de trigo, e 100 gr de farinha de trigo integral, ambas sem fermento.
- Junte em seguida ½ colher de chá de sal, 3 colheres de sopa de açúcar mascavado (só pus uma), e 2 pitadas de canela.
- Triture uma vez e adicione 180 gr de manteiga sem sal gelada (pus 150 gr, penso que podemos substituir por margarina ou margarina de soja) e cortada em cubinhos e entre 80 e 100 ml de água gelada.
- Triture novamente até obter uma massa e depois separe 1/3 e achate para formar 2 discos.
- Embrulhe em película aderente, e leve ao frigorífico durante 30 minutos.
- Entretanto ligue o forno a 200 graus e faça o recheio.
- Junte numa tigela 3 chávenas de morangos partidos em quartos (pus maçãs) e 5 talos de ruibarbo cortados em pedaços (pus mais porque os meus talos eram pequenos, mas é a nosso gosto).
- Adicione 1 cháv. de açúcar mascavado (pus só duas colheres de sopa), 5 colheres de sopa de amido de milho (pus 2 colheres de sopa de farinha normal), 1 colher de chá bem cheia de canela, ½ colher de chá de sal e as raspas de 1 limão (pus o sumo de ½ limão).
- Estique 2/3 da massa que entretanto refrigerou e forre a tarteira.
- Corte a restante massa em tiras.
- Pincele a base da tarte com um pouco de manteiga (passei este passo), preencha com o recheio e coloque as tiras por cima, entrelaçadas, de forma a fazer um xadrez.
- Pincele com uma gema de ovo misturada com 1 colher de chá de água (passei este passo) e polvilhe com um pouco de açúcar mascavado.
- Leve ao forno durante 20 minutos, e, passado esse tempo, reduza o calor para 175 graus e deixe mais 20 minutos, até a crosta ficar dourada e o recheio maravilhoso.
Mas ficou muito saborosa, crocante, é o que interessa :-) Recomendo!
Nunca provei ruibarbo, e não me importava nada de o provar nessa tarte :)
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Olá Susana, pois é, eu também nunca tinha provado e agora que o descobri não quero outra coisa :-) Tenta encontrar e vais ver que é muito saboroso!
EliminarBeijinhos!
Também nunca provei, mas fiquei muito curiosa,
ResponderEliminarAspeto 5*
Bjs
Depois de se provar não se quer parar e inventar receitas com este ingrediente tão bom :)
EliminarObrigada e um beijinho!!
Então era isto... adoro ruibarbo e é tão pouco usado na nossa cozinha!
ResponderEliminarPois é Eva :-) E este ruibarbo não estava completamente vermelhinho, ainda tinha umas partes verdes, mas estava bom na mesma :-)
EliminarÉ pouco usado porque é difícil de se encontrar. Os agricultores deviam apostar mais neste delicioso ingrediente!!!
Obrigada e um beijinho!