sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dia dos Namorados!

Neste dia cheio de amor, só penso em comidinha para partilhar e nada melhor que petiscada!!

Para mim Dia dos Namorados tem que ser festejado no conforto da nossa casa, sem grandes requintes, simplesmente muito amor e carinho!

Sendo assim, várias são as ideias que se pode colocar em cima da mesa para dividir a dois.

|Salada de Orelha
Para quem gosta, este prato é uma iguaria à moda portuguesa! Eu não resisto, principalmente quando está bem temperada!
A orelha tem que ser comprada no talho de confiança e o talhante (se for nosso amigo) arranja-nos a orelha de forma a que quando chegamos a casa só temos que raspar com a ponta da faca pela orelha toda.
Depois de estar bem limpa, coze-se pelo menos 1h (quem tenha panela de pressão reduz o tempo para 20 min.) só com água e sal. Depois de bem cozida, desliga-se o lume e deixa-se a arrefecer dentro da panela (fica mais macia). Corta-se depois em bocadinhos, tempera-se com pimenta, muitos coentros, cebola muito bem picada, pickles e um pouco da água dos pickles, a gosto (ou em alternativa - vinagre). Quem gosta de alho cru também poderá juntar (mas eu acho que fica muito forte...)


|Gambas fritas
Deixar a cabeça, descascar e dar um golpe nas costas da gamba para retirar o veio. Numa frigideira, colocar azeite, manteiga, louro e um dente de alho aberto e adicionar as gambas. Deixar fritar até ganharem cor. Virar e deixar ganhar cor também. Não demora muito tempo. Quem gosta de picante pode introduzir também. Com cuidado fazer o flambé com whisky. Deixar apurar e servir ainda quentes. É de lamber os dedos...


|PopCorn de Camarão
É uma ideia que ouvi falarem num programa do Masterchef Austrália e decidi fazer a minha versão.
Fiz um polme, com 200 gr de farinha e 300 ml de água com gás. A ideia é ficar com um polme não muito grosso mas também não pode ser muito fino porque depois não pega aos camarões. Adiciona-se sal, pimenta, alho em pó, louro em pó, paprika, piri-piri e orégãos (ou ervas de provence). Misturar muito bem e colocar as gambas que foram descascadas, limpas (tirar o veio) e cortadas aos bocados. Introduzir no polme, envolver bem e colocar em óleo quente para fritar. Ter atenção pois frita muito rápido. Uma tentação!! Também se pode fazer como um panado: envolver a gamba em farinha, depois ovo e por fim pão ralado ou panko. Depois frita-se ou para um resultado mais "light" vai ao forno.


|Mini folhados de salsicha com mozarella
A ideia foi do Jamie Oliver, e diga-se que é uma excelente ideia para quando temos pressa e queremos uns folhadinhos de salsicha! Eu fiz a minha versão, claro! Estendemos a massa filo, pincelamos com azeite ou manteiga entre cada folha e depois polvilhamos com panko ou com pão ralado (para dar ainda mais o efeito crocante) e colocamos as salsichas, quase na diagonal, umas a seguir às outras. Depois queijo mozarella em cima, pimenta e orégãos. Enrolamos e cortamos do tamanho que queremos. Vai ao forno até a a massa estar dourada (é muito rápido!). Serve de petisco, aperitivo, entrada ou até mesmo um prato mais leve.


|Nuggets de frango
Um petisco que pode ser quase uma refeição. Com um peito de frango, cortar em bocadinhos, passar por farinha ovo e panko e vai ao forno com um fio de azeite. Fica super crocante e acompanha com molhos. Molho de iogurte (iogurte natural, um toque de limão, fio de azeite, sal, pimenta e molho chili de compra) e molho mostarda. Depois é só desfrutar e ser guloso...!


|Lollipops de Parmesão
Esta excelente ideia foi num dia que estava a ver a Lorraine Pascale na tv. Super simples, super rápida e tão saborosa! É mesmo o conceito que gosto! Basta ralar queijo parmesão! Num tabuleiro, colocar papel vegetal, um aro de moldar e colocar o queijo parmesão dentro do aro com sementes de papoila para contrastar ou com tomilho ou cebolinho. Tirar o aro muito devagar e colocar um pauzinho. Pôr mais queijo por cima do bocadinho do pau que está a tocar no lollipop e vai ao forno. É muito rápido! E tão saboroso...


|Palmiers salgados
Com massa folhada é simples e rápido, para rechear com o que tivermos no frigorífico. Estes foram de queijo e fiambre. Estender a massa folhada rectangular, colocar fatias de fiambre e queijo e começar a enrolar as duas pontas em direcção ao centro. Depois é cortar com a grossura desejada.


|Espetadas de Caprese
É uma ideia da Filipa Gomes, alterei pouca coisa...
Num espeto coloquei tomate cherry, fatias de presunto, rúcula e queijo mozarella em bocadinhos, pois aqui não achei o mozarella às bolinhas. Para finalizar pus o meu molho pesto, caseiro e salpiquei com coentros e nem as pus no forno.


|Empadas de frango
Nada como uma bela dentada nestas empadas de frango irresistíveis... Receita aqui


|Cheesecake de Lima
Já tinha feito uma vez um cheesecake mas não me saiu muito satisfatório... Tentei esta receita que agora não a largo! É da autoria da Siba's Table.
Para a base, trituro um pacote de bolachas (200 gr) digestivas e depois coloco dentro de um tachinho onde está a derreter 100 gr de manteiga. Envolvo bem e coloco na base de uma forma de fundo amovível.
O creme é feito com 250 gr de queijo creme (à temperatura ambiente), bate-se e junta-se uma lata de leite condensado. Voltar a bater e juntar de seguida o sumo e raspa de duas limas. Bater à parte 250 gr de natas e adicionar ao preparado. Colocar o creme todo na tarteira e vai ao frio. Decorar com raspas de lima.
Acho este cheesecake tão simples e tão bom que não necessita de compota por cima.
Também já fiz com a versão "desconstruído"!



|Azeitonas temperadas & Húmmus
Azeitonas com orégãos, azeite e alho. Também já fiz com queijo de cabra. O húmmus a receita está aqui.


|Maneesh com queijo derretido
Uma excelente opção para degustar a dois. Receita aqui.

|Cocktail's
Caipirinha de Morango & Caipiroska de ananás
Uma excelente maneira de iniciar a refeição ou de terminar uma bela noite...! A caipirinha de morango é feita com aguardente branca, gelo e alguns morangos esmagados e outros inteiros para decoração. Umas folhinhas de hortelã e fica uma delícia! Para a caipiroska de ananás é feita com vodka e ananás esmagado. Um bocadinho de ananás para decorar e folhas de hortelã. É só escolher qual o melhor...


Agora é só escolher, fazer as combinações perfeitas e mãos à obra!!

Bom Apetite & Feliz Dia dos Namorados!!

1 comentário:

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...