terça-feira, 5 de junho de 2012

Pão em 5 minutos!

Já há algum tempo que desisti de ir à Padaria! :-)

Agora desde que descobri um novo conceito de fazer pão, não quero outra coisa!

Não preciso de máquina, nem grandes truques. Enquanto estas duas mãozinhas e a sua dona estiverem bem de saúde, o padeiro não me deve ver tão depressa! Eheheh! Só no caso de algum dia não der para fazer... :-)

É muito simples, rápido e eficaz! Eu ao início fiquei estupfacta... Descobri esta receita no site da Joana Roque

A Joana tem várias receitas de pão, mas pelos vistos também adorou esta :-)

A receita original vem deste vídeo:


Vou colocar a explicação em Português e por fotos para melhor se ver e repararem como é fácil ter pãozinho fresco todos os dias!

Ingredientes e utensílios que necessitamos:


Nesse recipiente grande (com tampa - é indispensável ter tampa!) colocar cerca de 750 ml de água morna, depois a saqueta de fermento seco (uso do que não tem gluten, pois acho-o mais saudável. Não fermenta tanto o pão, mas para nosso benefício, também não fermenta tanto no intestino ;-) ) uma pitada de sal e por último 1kg de farinha (uso tipo 65). Tudo junto para o recipiente!


Depois é só misturar com uma colher de pau. Mexo até estar os ingredientes ligados e a massa despegar-se do recipiente. Fica com um aspecto elástico, mas é assim mesmo. Não se preocupem com o aspecto, pois ela não fica com grumos!


Depois daqui é só tapar, deixar em cima da bancada e aguardar 2h!

Eis o aspecto dela depois de 2 horas a levedar. Caso não seja para mexer nela logo após as 2h, não se preocupem e enfiem-na logo dentro do frigorífico! Sim, esta massa leveda no frigorífico!! E mesmo após retirarem o pedacinho que querem fazer pão, ela continua a ser guardada no frigorífico!


Não levantou mais por ser um fermento sem glúten. Já fiz com fermento seco normal e cresce o dobro. A massa vem praticamente até ao limite do recipiente. Mas esta está óptima na mesma. Está fofa, como queremos, arejada e leve.

Retirei 2 pedacinhos para fazer pãezinhos individuais e ainda sobrou muita massa! Esta massa dura até cerca de 2 semanas dentro do frigorífico! Retira-se então o pedaço que queremos (com as mãos enfarinhadas e um bocadinho de farinha para dentro do recipiente) e colocamos dentro de um recipiente que tenha farinha e vamos "embrulhando" e acrescentando farinha até formar bolinhas ou a forma que quisermos e até se despegar das mãos. Vejam o filme para perceberem melhor esta parte.


Ao fim de 30 a 40 min as bolinhas duplicaram de tamanho. Não precisam de lugar quente, nem nenhum sítio especial. Em cima de um tabuleiro com papel vegetal, em cima da bancada da cozinha e voilá, é só esperar que elas cresçam!


Entretanto colocar o forno a aquecer por 10 min (eu ponho na temperatura máxima do forno que é 250º C, mas ele é dos pequenos...) e com uma travessa por baixo do tabuleiro onde irei colocar o pão, pois assim que colocarmos o pão iremos usar essa travessa para encher de água, para que fiquemos com uma crosta crocante!) Ao fim de pré-aquecer o forno é só colocar o nosso pãozinho e a água e esperar 30 min (digo novamente, ponho 30 min porque o meu forno é pequeno. Possivelmente nos fornos normais a temperatura é boa, mas não convém ficar tanto tempo).

E pronto, temos duas padeirinhas feitas por nós, quentinhas e a tempo e horas do jantar!

Parece muito trabalhoso, mas quando puserem em prática faz-se mesmo a massa em 5 min! O que demora é o levedar cá fora e o tempo de cozedura. Para moldar o pão, é uma questão de ir praticando todos os dias! É muito fácil!

Mas enquanto uns trabalhavam havia membros da família que dormiam!!! :-D


Agora com esta nova técnica, há pãozinho quente todos os dias, sempre que quero!
Mesmo que não queiram fazer pão todos os dias, façam um maiorzinho que ele dura pelo menos 3 dias dentro de um saco, sem ficar seco, nem precisar de torradeira! Uma delícia! Podemos juntar o que quisermos: sementes de sésamo ou de papoila, queijo, chouriço, azeitonas... É só deixarem a imaginação voar!

Aconselho vivamente a experimentarem, pois é sempre motivo de orgulho apresentar pãozinho quentinho para um jantar quando temos visitas surpresa ;-)







Não deixem de ver mais este vídeo para ficarem a entender mesmo bem!! É muito fácil!!

2 comentários:

  1. Obrigado pela receita ,eu fiz e gostei muito ,depois de tantas tentativas encontrei esta que é pratica e rapida .minha familia comeu logo e tive que fazer novamente.Obrigado e boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Telmo & Susy!

      Fico muito grata por comentários como o seu!

      Ainda bem que fez e todos gostaram e repetiram.

      Eu acho esta receita tão prática e o pão fica tão bom que ainda hoje é a massa que uso.

      Faço pão quente todos os dias! Não custa nada e e uma óptima solução quando aparece visitas surpresa ou quando temos pouco tempo ou até mesmo quando já não encontrámos a padaria aberta!!!

      Beijinhos e sinta-se à vontade neste cantinho!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...