terça-feira, 22 de setembro de 2015

Limado de Cação!

Adoro a boa Gastronomia Alentejana! Nós temos comida tão boa... Abençoada Dieta Mediterrânica!!

Não segui nenhuma receita em concreto, mas pelo que vi na net, em geral, é isto:

Numa bacia, colocar 8 postas de cação (limpo, tinham cerca de 3 cm de espessura) tem que se por de molho em água, vinagre, sal, folhas de louro, durante cerca de 1 hora.

Depois faço o piso (num almofariz, colocar sal, molhinho de coentros, azeite e 3 dentes de alho). Moer até ter uma pasta.

Num tacho, colocar um fiozinho de azeite, juntar o piso, deixar refogar, adicionar água (cerca de 1 litro, ou mais um bocadinho) e adicionar as postas de cação. Elas não devem cozer muito, senão ficam secas. Rectificar de sal, adicionar meia chávena de vinagre (ou menos, conforme gostem de vinagre) misturado com 1 colher de sopa de farinha. Deixar cozer a farinha e em opção pode-se adicionar colorau.

Serve-se com pão do dia anterior ou se o pão for do dia, convém torrar, e dispor no prato de servir, cobrir com o caldo e bocados do cação. Se não gostar do pão ensopado, servir o pão à parte.


Este site tem comida tipicamente Alentejana. Vale a pena dar um olhinho!

2 comentários:

  1. É quase uma sopa alentejana (ou açorda como se diz cá nos Açores) mas com peixe! Em miuda a minha mae fazia mas com pao de milho! Tenho saudades! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Elisabete, no Alentejo é muito típico de ver pratos assim! São tão boas estas sopas... Aqui é mais típico o pão de milho :) Muito bom também! Está na hora de matar as saudades! ;) Tens que experimentar!
      Beijinhos e obrigada!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...