sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Overnight Oats!

Overnight Oats ou seja aveia que fica da noite para o dia.

É tão versátil que quem quiser fazer "gluten free" é só trocar por flocos de milho, ou outro tipo de muesli ou até mesmo granola. E quem estiver com a Dieta Low FODMAP´s é só fazer a combinação das frutas que são permitidas.

Excelente opção para quem quer um pequeno almoço saudável, substancial, equilibrado e com imensas texturas.

O pequeno almoço é a refeição do dia mais importante, pois é quem nos vai dar a energia que necessitamos para iniciarmos o dia em pleno. Nunca devemos saltar esta refeição, mas compreendo que por vezes não seja fácil ter tempo para preparar algo saudável e equilibrado e que nos sacie.

Daí ter surgido esta ideia (não é minha, claro, já há muito que se utiliza) de se fazer uma refeição no dia anterior para o dia seguinte. E se colocarmos dentro do frasco ainda mais giro e fácil é.

Achei e acho imensa piada preparar isto no dia anterior antes de ir dormir (demora apenas 5 minutos) e usarmos a imaginação para criar um frasco diferente todos os dias. Basta ter ingredientes frescos e ter tudo à mão. Se formos organizados na cozinha isso será uma tarefa super fácil e podemos comer um pequeno almoço diferente todos os dias.

Vi este vídeo na net (onde podem encontrar várias ideias) e agora adoptei-o como receita base:
Num frasco coloco 1/3 chávena (cup) de flocos de aveia, 1/3 chávena (cup) de leite de avelã ou aveia (uso Alpro) ou outro leite (ou líquido, chá...) que entendam, 1 colher de sopa de sementes de chia, meio iogurte natural ou um inteiro conforme o tamanho do frasco, 1 colher de sopa de xarope de ácer e depois é começar a encher a gosto.

Podemos pôr fruta variada:
Eu nestes pus, num frasco, a base e depois coloquei morangos congelados, banana congelada, canela e nozes pecans.
No outro frasco coloquei a base, morangos congelados, cacau em pó, nozes pecans, canela e pedaços de chocolate negro. Decorei com hortelã porque os olhos também comem logo de manhã.

Fica tão bom... Não quero outra coisa para pequeno almoço. E podem fazer as combinações que mais gostarem. E fruta congelada é sempre uma excelente opção para quando temos pressa e queremos nos despachar. E não se preocupem que a fruta descongela dentro do frasco no frigorífico, no dia seguinte está óptima. Fica fresco e é prático. Comprem fruta e congelem para durante a semana usarem assim rapidamente. Agora tenho ali ameixas, pêssegos, mirtilos... Já tudo cortadinho e congelado pronto a utilizar nos frasquinhos.

Podem colocar bolacha mulata da Moaçor para dar aquele crocante, podem colocar granola, podem variar e fazer combinações espectaculares com fruta... Usar leite de côco e colocar depois ananás... Fica tipo piña colada!! Toca a puxar pela imaginação e criatividade! É só fazer camadas a nosso gosto! E se não conseguirmos comer tudo de manhã, é só fechar o frasquinho, levar para o trabalho numa geleira daquelas pequeninas e comer a meio da manhã.

E sabe tão bem chegar de manhãzinha à cozinha, ainda cheios de sono, abrir o frigorífico e ter o pequeno almoço prontinho!! Recomendo!! Existe 1001 receitas, mas esta foi a minha primeira versão!






2 comentários:

  1. Porque não podemos colocar leite de vaca?
    Achei a ideia fantástica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia, poder podes, mas convém fugir ao leite de vaca para que não fique muito pesado no estômago, visto que já tem o iogurte. Pode sempre optar por leite de vaca sem lactose, ou outro liquido ou até mesmo o iogurte ser de soja ou sem lactose. Torna as coisas mais leves... Mas se não tem problemas, pode pôr leite de vaca sim :)
      Muito obrigada pelo seu comentário!
      Um beijinho e uma excelente semana!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...