sábado, 11 de julho de 2015

DeBorla - Workshop Fresh & Simple - Ideias para o Verão! - Primeira receita

Foi com enorme satisfação e alegria que fui fazer este workshop até ao DeBorla aqui em Ponta Delgada. Adorei o tema e achei um desafio bastante interessante!

Teve tamanha aderência que houve necessidade de se fazer por dois dias! Aqui fica o meu mais profundo agradecimento a toda a equipa envolvida assim como aos meus alunos que tanto colaboraram e à excelente plateia que tive! Dois grupos fantásticos, onde reinou a boa disposição, alegria e amizade. Senti-me à vontade, como se estivesse em casa a cozinhar para amigos! Foi mesmo um prazer enorme, uma honra e um privilégio ter todas essas pessoas interessadas nestas iniciativas e nas receitas! Que venham muitas mais!!

Quem provou, aprovou!! Fez-se comidinha super rápida, saborosa, não muito calórica e leve como estes dias o exigem. Em duas horas fez-se coisas muito deliciosas!

Começamos com uma sopa fria de meloa com crocante de presunto e uns folhadinhos de salsicha.


Nada mais simples e rápido!

Começamos com o presunto: fatias finas, em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal, levar ao forno a 200ºC durante cerca de 5 a 7 minutos, ou até verem que as fatias estão bem crocantes, mas sem estarem queimadas. Deixam-se arrefecer e coloca-se no liquidificador. Mói-se até ficar quase pó. Retira-se para um recipiente e reserva-se. Não lavem o recipiente pois logo a seguir entra a meloa e assim aproveita-se para que fique com o gosto do presunto.
Assim sendo, nesse mesmo liquidificador, coloca-se então duas meloas pequenas tipo Santa Maria e 200 gr de queijo creme (conforme os tamanhos das meloas, conforme a quantidade de queijo creme). Se acharam que estava demasiado espesso a que provaram no workshop, então coloquem só 150 gr de queijo ou então ponham duas meloas e meia... é irem colocando os ingredientes aos poucos, moendo e ajustando a espessura ao vosso gosto. Não esquecer o sal, pimenta e folhas de hortelã.

Serve-se com o crocante de presunto e bem fresca!! Podem fazer com melão também.

Como foi sugerido por uma aluna e muito bem, excelente para servir como um molho! Nesse caso aconselho a embalagem inteira de queijo creme. É uma boa opção para fugirmos à maionese.

Os folhados de salsicha têm aqui o passo a passo:


Cortar a massa ao meio, depois ao meio outra vez (ficamos com 4 fatias de massa) e essas 4 fatias cortamos ao meio e depois ao meio outra vez. Temos que ficar com 16 pedaços.

Colocamos mostarda dijon e metade de meia salsicha, ou seja, uma salsicha dá para 4 pedaços de massa. Também podemos colocar queijo da ilha ralado.

Enrolar como mostra a imagem


Começamos pela parte mais larga e vamos enrolando até a ponta. Pincelar com ovo batido e terminar com sementes de sésamo ou de papoila ou até mesmo sementes de sésamo pretas.


Enquanto o forno está a pré-aquecer a 180ºC, colocamos os folhadinhos no frigorífico, pois a massa folhada folha muito melhor se estiver no frio e for directa do frigorífico para o forno quente.
Cerca de 20 a 25 minutos no forno deve bastar. Devem ficar bem dourados.

Um dia destes faço um vídeo para verem como é fácil!


8 comentários:

  1. O queijinho de São Jorge aí nessa receita faz toda a diferença!!! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ,esses folhados estão uma maravilha
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! :)
      Eu adoro estes folhadinhos...
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Que ótima dica!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :)
      Muito simples e rápido e óptimo :)
      Beijinho!

      Eliminar
  4. este fim de semana vou tentar experimentar porque é simples, é barato e tem um óptimo aspecto
    obrigado Sónia, beijinhos e parabéns da Mila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila, se quiser depois partilhar terei todo o gosto! Muito obrigada! Beijinhos!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...