terça-feira, 14 de julho de 2015

DeBorla - Workshop Fresh & Simple - Ideias para o Verão - Últimas receitas

Ora então aqui vão as nossas últimas receitas!

Depois destas iguarias, finalizamos da melhor maneira!

Fizemos uns bifinhos de frango panados no forno com dois tipos de salada.

Para os bifes, quando formos ao talho, pedimos um peito de frango e o talhante corta logo em bifes.

Depois temos duas opções: ou panamos normalmente (farinha, ovo e pão ralado/panko) ou então os bifes de frango vão directamente ao panko. Neste último caso calcar bem para que o panko adira ao bife. E se comprarem panko temperado, muito cuidado com o tempero nos bifes (eu muitas vezes até não coloco sal nenhum...). Podem usar esta técnica também com filetes de peixe e fazer o famoso Fish & Chips (prato típico inglês) muito mais saudável!!

Após panarmos os bifes, estes vão para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e borrifado com azeite. Vai ao forno pré-aquecido a 180º/200ºC cerca de 20 minutos ou até verem que está douradinho. Cuidado para que não fique seco!!

Em vez de panko também podemos panar com farinha de linhaça ou até mesmo farinha de chia (este último sei que existe mas não sei se resulta...). Também podem panar com sementes de sésamo.


Fez-se quinoa para encorporar numa das saladas e deixou-se arrefecer. Podem ver a receita de como fazer a quinoa AQUI assim como ficam com mais uma dica de como usar a quinoa. A quinoa, como expliquei, é um grão e utiliza-se tal e qual como se fosse arroz. Deixo mais uma receita AQUI para verem como podem substituir facilmente o arroz. Até quinoa de tomate podemos fazer, em vez de arroz de tomate!

Uma das saladas fizemos, numa travessa comprida, uma cama de rúcula, depois cortámos pêra abacate em fatias, queijo mozarella em fatias e depois temos duas opções: ou terminamos com algum tomate cherry que possa ter sobrado da receita dos bolos lêvedos ou então com algum tomate que possa ter sobrado dos rolos de atum com ricota. Finalizamos com um fio de azeite, sal líquido e pimenta moída na hora. Salpicamos com sementes de abóbora e/ou sementes de sésamo e voilá!



Mais uma receita que podemos variar e fazer com o que mais gostarmos, trocando a rúcula por agrião ou alface, trocando o mozarella por queijo fresco, retirando o tomate e colocando mais fruta... É muito versátil!

A outra salada que fizemos foi numa saladeira, onde colocamos rúcula, pêssegos, azeitonas, coentros, tomate, queijo feta, alguns filetes de atum que tenham sobrado da receita das tortilhas, sal (pouco porque o feta é salgado), pimenta e um fio de azeite. Misturar tudo muito ao de leve e incorporar a quinoa já arrefecida. Podemos incluir mais fruta, laranja ou ananás grelhado ou até mesmo outras ervas frescas a gosto.


São excelentes soluções para comer assim ou para colocar numa sandes e levar!! Para embrulharem as vossas sandes em segurança e com estilo, sem andar a usar folhas de alumínio ou papel ou até mesmo película, vejam ESTA ideia!!


Terminamos com uma sobremesa que também dá para fazer e guardar ou levar para qualquer sítio! Isto se conseguirem resistir...

Num frasco colocamos bolacha mulata da Moaçor (ou outra) a gosto picada com uma faca. Depois colocamos fruta da época (morangos, mirtilos, framboesas...), enchemos com um iogurte sem açúcar, colocamos por cima um fio de xarope de ácer, pitada de canela, flocos de aveia, mais fruta, nozes pecans picadas e eis que surge uma sobremesa bem fresca e "ready to go"! Termino sempre com hortelã.




E eis que terminamos este workshop de sucesso que teve que se estender por dois dias!!
O meu muito obrigada a todos os envolvidos, tive uma equipa fantástica, uns alunos espectaculares, uma plateia super atenta e que venha o próximo!!



As fotos do Best Of do 1º Dia AQUI
As fotos do Best Of do 2º Dia AQUI

2 comentários:

  1. Devia haver um DeBorla aqui para também termos uns workshops assim! Hás-de passar no meu blog, tem um passatempo bem Açoriano a decorrer! Gostava muito que participasses! Obviamente que as Açorianas estão a jogar em casa mas também é interessante ver as opções que Açorianas escolhem em relação às bloggers Continentais! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elisabete, quem sabe São Jorge será o próximo destino de uma loja DeBorla 😉
      Já lá vou passar. Obrigada! Beijinhos!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...