terça-feira, 7 de abril de 2015

Uma espécie de Pão Naan à minha maneira super rápido!

O pão naan é um tipo de pão indiano achatado que serve para as mais diversas situações, desde para acompanhamento de uma simples refeição ou para lanche ou um almoço ou jantar mais leve, em que podemos colocar queijo ou manteiga ou o que a nossa imaginação ditar ou o nosso estômago mandar.

Uso esta receita para muita coisa, até mesmo para fazer este pãozinho meio achatado que se faz super rápido, com muito sabor, para quando nos falta pão ou simplesmente porque nos apetece! Fica um pão baixo, mole por dentro e crocante por fora. Mas guardado na caixa do pão, no dia seguinte já está molinho por fora também.

É um pão que nos permite variar nos sabores. Dá para por as especiarias que nos apetecer, fazer toppings à nossa imaginação, usar farinha de cogumelos... É só deixar voar a nossa imaginação!

Então temos 200 gr de farinha, (podemos por 1 colher de sopa de farinha de cogumelos, ou não...), 1 colher de chá de fermento (daquele branco, dos bolos), ervas aromática a gosto, paprika e pimenta q.b., 80 ml de azeite e 125 ml de água morna. Amassar à mão (pois não precisa de muito tempo e é uma massa super fácil de amassar) ou meter tudo no robot de cozinha e ele que trabalhe cerca de 5 minutos ou até os ingredientes estarem todos bem incorporados.


Depois, num tabuleiro e com papel vegetal, colocar a massa e estender, mesmo com as mãos, mas não deixar a massa muito baixa, senão depois fica demasiado crocante.


Por o topping que nos apetecer: eu pus flor de sal e manjericão, mas podemos por sementes ou o que vier à nossa imaginação. Se for para fazer tipo pizza aconselho a colocarem primeiro um bocadinho a massa no forno (mais ou menos 5 minutos e só depois colocarem os ingredientes para ir novamente ao forno por mais 5 a 7 minutos). Caso então seja só um pãozinho normal, após colocar a flor de sal e as ervinhas, vai ao forno pré-aquecido, durante 15 a 17 minutos ou até ficar douradinho a 220ºC (mas atenção aos fornos que podem ser diferentes! Não deixem passar demasiado o pão, senão fica demasiado crocante).


Só o cheirinho pela casa é divinal e faz-se super rápido!


E servido em cima das minhas tábuas WoodFlavors ganha um sabor ainda mais especial!

2 comentários:

  1. Há muito que ando para fazer , gostei muito do teu
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sabes oq ue andas a perder :D é muito bom, super fácil e rápido de se fazer e podemos variar os sabores! Adoro mesmo! Tens que experimentar! ;)
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...