Esta receita saiu num desafio e numa brincadeira bastante séria! :-)
Da Loja Com Certeza Gourmet, trouxe duas latinhas de anchovas das Conservas Santos.
O desafio era fazer uma entrada toda supimpas :-D
Mais uma vez, desafio aceite e desafio cumprido!
Saiu umas mini pizzas de anchovas com um duxelle de cogumelos e tomate confitado.
Para fazer a massa das mini - pizzas utilizei a minha receita do costume:
Uma caneca e 3/4 de farinha, tomilho, óregãos, uma colher de chá de farinha de cogumelos, uma colher de chá de fermento e uma pitada de sal. Abrir um buraco e no meio deitar uma colher de sopa de mel, meia caneca de água morna e 1/3 da caneca de azeite. Misturar tudo muito bem.
Depois, enquanto se trabalha cada bolinha individualmente, deve-se tapar a massa restante para não secar. Fazer formato de mini-pizzas. Vai ao forno a 180ºC durante 10 min ou conforme o forno. Não queremos as bases nem muito finas nem muito altas, nem muito crocantes. Reservar.
Passando para a duxelle de cogumelos, escolhemos um tipo de cogumelos (escolhi cogumelos selvagens desidratados da TerriuS - Trompeta Negra e Shitake) seguimos as instruções da embalagem e hidratamos os cogumelos. Depois numa frigideira, um fio de azeite, dois dentes de alho e uma chalota picados, juntar os cogumelos picados também e deixar saltear. Adicionei coentros picados no final. Reservar.
Fiz também tomate confitado. Cortei tomate cherry ao meio e pus num tabuleiro para ir ao forno, virados com a parte cortada para cima. Polvilhei com um pouquinho de açúcar, umas pedrinhas de sal, pus uns raminhos de tomilho, pimenta e um dente de alho picado e reguei com azeite até cobrir.
Vai ao forno cerca de 20 a 30 minutos a 150ºC. Reservar.
Depois foi só montar as mini-pizzas.
Na base, coloquei um pedacinho da duxelle, depois tomate confitado, uma anchova, um pedacinho de azeitona e orégãos. Decorei com tomilho fresco e manjericão.
A parte do chocolate vem depois... No dia seguinte, fui desafiada pelo Tiago Alves para lhe levar umas mini-pizzas até à sua Fábrica de Chocolate, para ele fazer uma experiência com chocolate.
Então decidiu-se que ficaria um espectáculo se lhe adicionássemos uma redução de balsâmico com chocolate. E assim foi. A redução foi feita com meio copo de vinho tinto, com meio copo de balsâmico e duas colheres de mel. Deixar reduzir até ficar uma consistência de xarope. Atenção para não ficar muito grosso, porque depois será adicionado chocolate negro Equador 72% e ainda irá engrossar mais.
Fica um sabor único! Completamente diferente do que estamos habituados a comer, mas muito delicioso e requintado. Uma entrada para impressionar!! Desafio a fazerem! Não houve direito a fotos, pois na altura não havia máquina... O que foi pena, pois ficaram lindíssimas!
Bom Apetite!
Não sou apreciadora de anchovas, mas adorei o aspecto deste teu petisco, uma maravilha!
ResponderEliminarOlha Luisa, eu também não gostava de anchovas :D Mas depois deste pitéu passei a adorar ;)
EliminarBeijinhos e obrigada!
Menina que diferente....esta com um lindo aspecto...=D
ResponderEliminarBeijinhos
virandocomida.com
curiosidadesmontreal.blogspot.com
Obrigada querida Ysandra!
EliminarAdorei o resultado final, tanto no aspecto como no dabor ;)
Beijinhos!