É sempre um desafio para quem gosta de cozinhar, de "reciclar" comida.
A regra Nº 1 cá em casa é: Nada se deita fora! Tudo de aproveita! Mesmo que a comida requentada nunca seja a mesma coisa de quando é feita pela primeira vez, mas daí o desafio de quando sobra comida, transformar o prato em algo bem apetitoso!
Foi o caso de hoje!
Cá em casa ninguém gosta de arroz aquecido, feito de um dia para o outro...
Mas quando sobra arroz de polvo, voltar a aquecer no tacho está fora de questão, então a solução que encontrei a primeira vez (e não a largo, pois fica uma delicia!) foi de colocar os restos numa travessa de ir ao forno, alisar bem para não ficar muitos altos e baixos, bater um ovo, colocar por cima e então só depois colocar pedacinhos finos de bacon (ou chouriço, também deve resultar bem).
Vai então ao forno cerca de 20 min a 200ºC (conforme o forno.... É até verem que a parte de cima está a ficar crocante, estaladiça).
É uma excelente forma de aproveitar arroz, que na minha opinião, no dia seguinte "é um pouco chato" de se comer... Pois tem tendência a ficar mais espapassado.
O arroz de polvo, fiz uma receita simples:
Cozi o polvo num tacho, sem água e com uma cebola.
Depois retirei o polvo e aproveitei a água, para fazer o arroz e a cebola (que apesar de estar cozida, dava na mesma para depois fazer o refogado).
Parti o polvo aos pedacinhos e reservei.
Fiz então o refogado com azeite, a tal cebola do polvo, tomate, alho, louro, juntei o arroz e pouco depois refresquei com vinho branco.
Deixei reduzir, juntei a água de cozer o polvo e logo a seguir o polvo.
Rectifiquei temperos, pus um pouco de picante e quando o arroz está naquele ponto logo a seguir a abrir, desliguei o lume e esperei 5 min antes de servir para abrir o resto sozinho, com a tampa fechada. Fica o arroz a fugir!
Pus coentros cortados na altura e... bom apetite! :-)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)