quinta-feira, 7 de novembro de 2013

My Way Scones & Manteiga de Amora!

Este post não é para mostrar à minha prof do ginásio (senão amanhã são mais 10 min. de prancha!!) nem à minha nutricionista. Combinado? :-)

Ok, sendo assim aqui vai a receita que serviu para fugir à dieta.

Todas as semanas, pelo menos uma vez, podemos fazer uma asneira bem grande, certo?

Como disse uma colega do ginásio, a Vera: "Nem só do ginásio vive o Homem!!"

Como precisava de motivos para ir mais vezes às aulas (hehe) arranjei uma receita que fez as delícias da casa!

Uns scones à minha maneira!

Agarrei na receita das panquecas e fiz em formato de scones. A compota é de pêros bravo esmolfe e canela.


Um iogurte natural, a medida do iogurte de farinha, um fio de azeite, 1 gema, um toque de canela, sementes de papoila, 1 colher de café de extracto de baunilha, 1 colher de chá de fermento e não pus açúcar!!

Misturei tudo e bati a clara em castelo e envolvi. Fica uma mistura fofa e leve. Coloquei nas formas de silicone (com a colher do gelado como medida, deu para encher as 6 forminhas, dá duas colheres em cada forma).

Polvilhei com sementes de sésamo (ou flocos de aveia) e foi ao forno. No meu forno foi cerca de 15 min a 200ºC. Eles vão crescer e ficar fofos, leves e castanhinhos.

Esta massa dá para as panquecas. Uma maravilha!!

Então para estragar ainda mais a situação, peguei em manteiga sem sal (cerca de meio pacote à temperatura ambiente) e pus 1 colher de sopa bem cheia de compota de amora. Uma pitada de sal refinado e bati com a batedeira, mas muito pouco, só o suficiente para intercalar bem os ingredientes.

Vai ao frigorífico o tempo suficiente para prender um pouco, pois se a manteiga enrijece demais depois é complicado espalhar. Nos scones mornos esta manteiga é deliciosa assim como nas torradas! Pode ser feito com outra compota mas achei esta perfeita.

Para que conste nos registos, eu só comi 2 scones!!!!!! :-)

Não experimentei, mas esta manteiga também deve ser óptima para fazer bolos ou bolachas. Qualquer que seja a receita de doces que leve manteiga, penso que esta combina bem.


A ideia veio mais uma vez da Ina Garten...!! Ela é que é a culpada...!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...