quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Bacalhau Confitado e uma visita à Casa do Bacalhau!

Abriu à pouco tempo uma Casa do Bacalhau no centro da cidade de Ponta Delgada!

Ela já existia (e continua a existir) na praça, mas agora sem dúvida que ganhou outra dimensão.

Nada melhor do que no centro da cidade para colocar uma casa cheia de tradição e a lembrar os nossos antepassados.

Praticamente em frente à Igreja do Colégio, na esquina, está uma casa antiga, com um ar renovado, mas tradicional, com um atendimento muito profissional e simpático. Estes senhores sabem o que estão ali a fazer!

É uma loja que não passa despercebida.
Logo à entrada, o seu logótipo bem cativante e que apela à nossa memória, que chama bem a atenção, a imagem a lembrar outros tempos, convida a entrar naquela casa ampla, cheia de lembranças e os tão conhecidos e lindíssimos arcos que caracterizam a cidade de Ponta Delgada.

Gosto tanto de ver quando uma casa nova abre no centro histórico de Ponta Delgada e que conserva aquilo que já por si só conta uma grande história!

Toda aquela casa é tradição!
Estes senhores levam mesmo a palavra tradição a fundo: desde o logótipo, às imagens, o ambiente, a questão de vender bacalhau (o Rei da nossa Gastronomia, que nunca faltava na mesa dos nossos avós e que passou de geração em geração), a mercearia com produtos de excelência e regionais, até à forma como embrulham!! Como antigamente...

E como se não bastasse agora têm na parte de trás um espaço para fados e petiscos! Querem melhor?? Não há... Tradição no seu mais profundo estado!! Sem palavras... Uma recordação para sempre!

Deixo as fotos e o convite para irem até lá.
Entrem e falem com aqueles que sabem o que vendem! Acreditem que vão ficar surpreendidos!
Há tanto para aprender sobre este "Senhor da Gastronomia"...

Em breve mais novidades sobre o Chez Sónia em conjunto com esta casa que se deveria tornar um ícone em Ponta Delgada!

Saí de lá com meio bacalhau, que assim que olhei para aqueles lombos, aquelas lascas, pensei logo em bacalhau confitado!

Já tinha feito uma vez, e agora voltei a repetir!

É sem dúvida uma forma de comer o bacalhau no seu mais simples estado e sentir toda a sua qualidade, textura, aroma... Uma perdição!
Com a vantagem de que ficamos com um azeite aromatizado, único e duradouro que dará para tudo!!

Escolher os lombos mais altos. Demolhar em água, num recipiente onde fique totalmente coberto, com a pele virada para cima, e tem que ficar no frigorífico. A demolha tem que demorar pelo menos, 3 dias, sempre no frigorífico, e mudar a água pelo menos 1x por dia.

Após este ritual, retirar a pele, espinhas (com uma pinça), e cortar em nacos conforme o gosto.
Colocar dentro de um tacho, cobrir com um bom azeite, e aromatizar a gosto. Eu coloquei coentros, casca de limão galego e lima (sem a parte branca), pimenta rosa em grão, um jindungo sem sementes e duas folhas de louro. Podem pôr tomilho ou outra erva aromática a gosto, mas não inventem muito senão perde-se o sabor do bacalhau!!
Levar ao lume, sempre em lume muito baixo, NUNCA deixar que o azeite ferva. Se virmos que vai começar a borbulhar, retirar do lume por uns segundos e voltar a colocar depois. O meu não necessitou, ficou sempre no mínimo e em 20 minutos comecei a vê-lo a lascar. É o sinal que já está!
E é só isto... Servi com batata assada no forno.






Não deixem de visitar a Casa do Bacalhau e falar com os especialistas que estão ao vosso dispor para vos ajudar a não "vandalizar" este belíssimo peixe que por vezes é tão mal tratado nos nossos restaurantes e casas...

O melhor sítio para comprar bacalhau em São Miguel! Aqui encontramos profissionalismo, tradição e muito conhecimento do Rei da Gastronomia!
Publicado por Chez Sonia em Quinta-feira, 12 de Novembro de 2015

2 comentários:

  1. O teu bacalhau ficou perfeito! Gostei tanto de saber da existencia dessa casa, espero que seja um comércio que fique para a historia! O espaço está lindo e essa coisa de fazerem tudo como antigamente é musica para os meus ouvidos! Faz-me lembrar os tempos que eu ia à mercearia com a minha mae e embrulhavam tudo o que era vendido a vulso ou cortado na hora! E a ideia de terem espaço para fados e petiscos é a cereja no topo do bolo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade Elisabete! Uma casa que faz as delícias de quem lá vai! Espero que a partir de agora seja sempre a crescer. É tão bom entrar lá e ver que ainda é à maneira antiga!
      Beijinho!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...