segunda-feira, 22 de junho de 2015

Bochechas de Porco estufadas à La Chef Álvaro Lopes pelas mãos de Chez Sonia!

Bom, sinceramente, como nós não nascemos ensinados, e eu sendo uma pessoa bem humilde, não tenho problema em perguntar a quem sabe, como fazer algo que nunca mexi: os seja, bochechas de porco!

E como sabia que o Chef Álvaro Lopes já as tinha feito e estavam divinais, decidi perguntar qual o segredo!

Gentilmente ensinou-me como as fazia e, já se sabe, um bom cozinheiro deixa sempre a sua assinatura num prato, neste caso, esta receita que aqui deixo é já com um "arzinho" meu!

Temperar as bochechas com sal, pimenta, alho, louro, vinho branco e pimenta da terra. Deixar a marinar, no mínimo, 30 minutos para tomar gosto.
De seguida, num tacho, adicionar um fio de azeite, e corar as bochechas, e adicionar ao mesmo tempo um pedaço de chouriço inteiro. Cuidado com os salpicos! Virar a carne para que core de ambos os lados, retirar tudo e reservar.
Entretanto, já temos os sabores no tacho, do chouriço e da carne.
Adicionamos então cebola picada e um pouco de banha. Deixamos refogar para soltar os sabores que lá estavam.
Juntamos polpa de tomate e tomate em pedaços, a marinada onde a carne esteve, um copo de vinho tinto e uma pitada de cominhos. Adicionei também um copo de leite, para que fique tudo macio.
Coloquei uma cenoura em quadradinhos, os bochechas e o chouriço que estavam reservados. Tapar e deixar cozinhar, no mínimo 30 minutos (deixei cerca de 45 minutos).
Se houver necessidade de adicionar liquido, adicionem leite.
Rectificar temperos.
Depois de bem cozida, retirar a carne, o chouriço e a folha de louro. Triturar tudo muito bem. Se entenderem, passem num passador de rede (ou chinês) para que o molho fique bem aveludado.
Adiconar então por último a carne novamente assim como o chouriço que já deve ir cortadinho.
Finalizar com coentros (ou salsa).
Servi com pão de alho torrado e um fio de azeite, para ser comido assim mesmo à guloso. Mas podem servir com puré de batata doce ou batata normal.

O molho fica uma tentação! Deve sobrar, por isso no dia seguinte é excelente para lhe juntarem um frango e guisarem! Servir com massa.

Nesta receita a minha Borner foi uma ajudante espectacular!! Muito útil! Cortei a cebola, cortei o tomate, cortei a cenoura...! Maravilha! Tudo para facilitar o meu trabalho!! Ficou tudo muito mais rápido!!



Obrigada Chef!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...