terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A Rainha dos Restinhos... Bolo Rei Folhado & Tarte de Fruta!

Em jeito de homenagem a uma grande figura da nossa Gastronomia Portuguesa que perdemos hoje, Dia de Reis, coloco aqui uma receita que demonstra bem que realmente do pouco se faz muito e que nada se deita fora! Nada se perde, tudo se transforma! Basicamente era este o lema da Senhora dos restinhos, a Senhora da paprika, a Rainha da Gastronomia Portuguesa! A ela muito lhe devemos e muito aprendemos. Muito Obrigada... Até sempre Filipa Vacondeus...

(imagem retirada da net)

Assim sendo, Dia de Reis, decidi fazer um bolo que a minha querida amiga Elsa há muito que falava dele (pois ela faz para venda - vejam o facebook dos Meus Bolinhos Caseiros) que é o Bolo Rei Folhado de Chocolate.

Tendo a receita base, decidi fazer as minhas alterações para ficar com um toque pessoal.

Abri uma massa folhada rectangular e barrei com ganache já praticamente arrefecido (foi feito com um pacote de natas 200 ml, o qual fervi e depois já fora do lume introduzi uma tablete de chocolate negro 200 gr partida e mexi até incorporar todos os ingredientes e ficar bem brilhante).


Depois como tinha bolo rei do natal (que confesso desta vez ficaram mesmo muito mal... não tenho vergonha de mostrar... enganei-me na dose do fermento... só não acontece a quem nada faz!) e triturei no robot de cozinha até ficar em migalhas. Como sei que ele estava bom, muito bom mesmo, de sabor estava muito delicioso, não hesitem em aproveitá-lo assim. Depois espalhei por cima da massa folhada que tinha o ganache e fechei como se fosse uma torta.




Cortei em rodelas e juntei-os em forma redonda num tabuleiro com papel vegetal (não se deve juntar muito para dar espaço para eles folharem e cozerem no meio entre eles).


Enquanto o forno aquece, levei tudo ao frigorífico, pois a massa folhada quanto mais fria melhor! Foi ao forno cerca de 30 minutos a 180ºC (cada forno pode ser diferente!) e no final coloquei açúcar em pó, para dar um ar mais natalício.


Fui traída pela massa folhada que não folhou como eu queria... Mas de sabor estava... uma pequena maravilha!! Sabe bem a chocolate, misturado com o sabor do bolo rei! É diferente! ;-)


A dica de quem sabe (obrigada Elsa!) é que para ficar mais cremoso, deve-se colocar (junto com o ganache) umas colherinhas de leite condensado e depois de terminado também podemos repetir por cima dos rolinhos. E não encham demasiado com o ganache e com o bolo rei, porque senão ao fechar em formato de torta, depois começa a sair tudo... Vai sobrar ganache, por isso depois usem a imaginação!

Eu fiz uma tarte folhada com fruta! (só massa folhada no forno, depois barrada com ganache e fruta por cima).



E aqui fica a minha singela homenagem a esta Grande Senhora que revolucionou a nossa Gastronomia ao cozinhar com restinhos! A verdade é que por vezes saem grandes pratos sem grandes custos!

Feliz Dia de Reis!

8 comentários:

  1. Olha, ficou uma maravilha essa ideia dos restos do bolo rei. já te tinha ouvido falar em restos mas não tinha percebido :). Realmente há que usar a imaginação e a Filipa era a Raínha nesse campo. Que descanse em Paz e faça muitas jantaradas lá em cima ! <3 beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, ficou mesmo muito bom, só te tenho a agradecer pela ideia, pois ela é bem versátil e dá para fazer o recheio que nos der na cabeça :D haja imaginação!
      Que a Filipa olhe pelos nossos cozinhados e nos guie a fazer coisas tão boas como as dela! e que beba e coma por nós lá em cima, à nossa saúde! :) <3
      Beijo enorme e obrigada!

      Eliminar
  2. Boa Tarde!

    Adorei a sugestão. Olha para o ano se te sobrar bolo-rei, podes experimentar fazer rabanadas de bolo-rei. Dizem que é muito bom... Eu como não gosto dos bolos-reis tradicionais, ainda não experimentei... Beijinhos
    Sandra Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!!!!
      Obrigada pelo teu comentário!! Sem dúvida que é uma excelente sugestão! Para o ano é mais uma coisa a experimentar!!
      Beijinhos e bom fim de semana!!

      Eliminar
  3. Gostei da ideia, deve ter ficado tão bom
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bom São!! Uma forma de aproveitar os restinhos ;)
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Que excelente sugestão.
    Que a Filipa descanse em paz
    Bom Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Marta!
      Assim seja...
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...