Adoro desafios! E numa conversa pelo facebook, o meu querido amigo Chef Tiago Alves, Mestre Chocolatier do Chocolatinho, desafiou a mim e à minha querida amiga Elsa, a fazer um Bife Wellington. Desafio aceite e cumprido!
Demorou um bocadinho a ser feito, pois são muitos passos, mas vale cada segundo que dispensamos para a sua execução.
Não sabia nem metade dos passos, por isso o Chef Tiago Alves ajudou-me por telefone :-D Ou seja, basicamente, toda esta receita é de sua autoria.
Elsa, querida amiga, ganhaste o desafio, pois fizeste sozinha! Eu tive ajudas...!! Estás de parabéns!!
Numa frigideira anti-aderente, colocar um fio de azeite, deixar aquecer bem e selar o lombinho de vaca (usei lagarto) que estava temperado com sal e pimenta. Atenção ao selar, para que não fique demasiada passada a carne, é só para criar uma crosta, caramelizar por fora. Reservar.
Depois piquei duas chalotas, dois dentes de alho e uma variedade de 5 cogumelos (dois deles são dos desidratados que comprei na loja Com Certeza Gourmet - usar conforme a embalagem) e coloquei na frigideira onde selei a carne e ainda adicionei um molhinho de coentros picados. Deixei saltear e reservei. Podemos passar no robot de cozinha para ficar mais em pasta, mas eu gosto de sentir os bocadinhos dos cogumelos.
Fazer os crepes para envolver o lombo, pois se envolvermos o lombo directamente na massa folhada irá ensopá-la. Fiz a minha medida do costume: uma medida de farinha (com uma colher de chá de farinha de cogumelos misturada), uma medida de leite, um ovo, uma pitada de sal e um fio de azeite. Podem ainda colocar algumas especiarias caso não tenham a farinha de cogumelos. Misturar tudo muito bem até fazer uma massa homogénea (caso fique com grumos, a varinha mágica resolve!) e fazer os crepes (médios/grandes) bem finos. Dependendo do tamanho do lombo, assim precisam mais ou menos de crepes. Eu só precisei de dois. Reservar.
Passando para a redução de vinho tinto com vinagre balsâmico, foi meio copo de vinho tinto, meio copo de vinagre balsâmico e duas colheres de mel. Levar a uma frigideira e deixar reduzir, até formar uma consistência de xarope. Reservar.
Agora vamos à montagem!
Agarramos no lombo e barramos com mostarda dijon. Depois por cima colocamos os nossos cogumelos bem picados, envolvemos o lombo com fatias de presunto e depois os crepes. Por cima pincelamos com a redução de vinho e finalizamos com a massa folhada. Depois de bem selada é pincelada com ovo, fazemos uns cortes muito finos na diagonal para respirar e um buraco em cima. Essa "tampinha" de massa vai servir para depois quando o lombo estiver pronto, colocar um bocadinho da redução do vinho e voltar a fechar.
Vai ao forno pré-aquecido entre os 170/180ºC durante 30 minutos, depende dos fornos e da massa. Depois de pronto, retirar a tal tampinha e colocar duas a três colheres de sopa da redução para dentro do lombo. Deixar repousar cerca de 10 minutos e servir.
Eu acompanhei com batata doce assada no forno com paprika. Cortei a batata em rodelas, coloquei sal, pimenta, paprika e um fio de azeite. Envolvi tudo muito bem e foi ao forno, dispostas em cima de papel vegetal. Cerca de 15 a 20 minutos. Virar as batatas e deixar por mais 10 minutos.
E como me tinham sobrado cogumelos salteados, juntei aos acompanhamentos, com a redução do vinho.
Caso a redução tenha ficado demasiado xaroposa, peganhenta, voltar a pôr ao lume que ela volta a ficar mais líquida.
E assim concluí o meu desafio... Estava divinal! Um sabor transcendente! Usem bons cogumelos, bom vinho, boa carne, bons produtos e terão um prato surpreendente!
O aspecto é mesmo muito bom!
ResponderEliminarObrigada Luisa, estava mesmo muito delicioso! Quero voltar a fazer!
EliminarBeijinhos!
Que bom aspecto Sónia! As tuas receitas são tão requintadas...não conseguia fazer melhor! :)
ResponderEliminarUma maravilha!
Beijinhos*
Oh que querida Marlene! Eu adoro as coisinhas boas que tu fazes!! Beijinho grande!
EliminarÉ daquelas coisas que tenho muita vontade de provar.
ResponderEliminarO teu ficou excelente
Bom fim de semana
bj
Obrigada, um dia que tenhas paciência tens que experimentar São! ;)
EliminarDemora o seu tempo, mas fica tão bom!! Vale a pena.
Beijinho e bom fim de semana!