segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Winter Minestrone Soup

Eis uma sopa que faz jus ao seu nome!! É mesmo uma sopa de Inverno para nos aquecer bastante! Muito reconfortante... Adoro estas sopas assim!

Vi esta receita no programa da Ina Garten e disse logo que seria uma sopa para mim!!

É uma sopa de origem italiana, bastante espessa e composta por imensos vegetais. Não tem nenhuma receita específica, pois pode ser confeccionada com os vegetais da época ou vegetais que tenhamos em casa. Tem nos seus ingredientes obrigatórios massa ou arroz e feijão.

Num tacho colocar azeite (pouco) e uma embalagem de bacon em tirinhas. Deixar a refogar por cerca de 8 min.

Depois adicionar uma cebola média, 2 cenouras médias, um alho francês pequeno (só a parte branca), 400 gr de abóbora, 2 dentes de alho e alguns ramos de tomilho, tudo cortadinho muito pequeno. Deixar cozinhar por 10 min.

Adicionar depois uma lata de tomate pelado em pedaços, 3 medidas da lata de tomate com água, uma folha de louro, sal (pouco), pimenta e deixar ferver. Cozinhar por 30 min.

Retirar a folha de louro e os paus do tomilho e se os pedaços de legumes estiverem muito grandes para o vosso gosto amassem ligeiramente com o esmagador de batatas, mas o original é deixar em pedaços, têm é que ficar pequenos ao início quando os cortamos.

Depois juntar uma lata das grandes de feijão branco cozido (não pus toda, só cerca de 10 colheres de sopa) e a sua água (cerca de 10 colheres de sopa também).

Adicionar massa miúda a gosto. Se a sopa estiver muito grossa adicionar mais um bocadinho de água. Por fim, ao mesmo tempo da massa, colocar um molho de agriões ou espinafres e deixar murchar. Depois um copo de vinho branco (cerca de 150 ml) e deixar cozer a massa e evaporar/cozinhar o álcool. Eu ainda adicionei uma colher de sopa de pesto e para quem gosta, quando a sopa estiver no prato, polvilha-se com queijo parmesão.

Acompanha com pão torrado, com alho esfregado e regado com azeite.

Aquece-nos a Alma & o Coração!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...