segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mais uma receita de Licor - Maçã Canela

Desta vez coloco a receita de Licor Maçã Canela.

O preferido cá de casa e continua a fazer as delícias de quem o prova!

Ainda não provei este, mas está com uma óptima cor. Agora depois de filtrar fica a descansar até ao Natal. É o Licor de eleição para essa época!

Fiz o Licor no dia 19 de Maio e só amanhã é que o vou filtrar. Está com uma cor maravilhosa. A receita manda macerar 1 semana, mas o resultado não fica tão bom como o que eu tenho.

A receita é esta:

2 chávenas almoçadeiras de maçã com casca e caroço
1/2 chávena almoçadeira de açúcar
3 paus de canela
1 chávena almoçadeira de aguardente

Num frasco de boca larga colocar a maçã cortada em pedacinhos. Juntar o açúcar, os paus de canela e a aguardente.

Deixar macerar 8 dias, (a minha ja vai com 1 mês e meio...) agitando diariamente para dissolver o açúcar.
Filtrar para uma garrafa de servir.

Este é o aspecto do licor quando o fiz:


E este é o licor já à espera de ser filtrado:


Este ainda nem está filtrado e já está comprometido!! Só espero que esteja tão delicioso como todos os outros que tenho feito! :-D

Licor depois de filtrado:



Fica muitíssimo bem nesta garrafa ;-)

14 comentários:

  1. Olá!! gostei muito desta sugestão e vou fazer para que no proximo natal esteja no ponto! mais ou menos a capacidade da chavena almoçadeira?? bjks

    ResponderEliminar
  2. Olá Kika!

    Obrigada pelo simpático comentário :)

    Tive a medir a capacidade da minha chávena almmoçadeira e leva 700 ml.

    Tens que ter em atenção a capacidade do recipiente onde vais deixar o licor a macerar ;)

    Fazes muito bem em fazer este licor para o Natal, pois na minha opinião é um dos melhores para se beber nessa altura. Adoro a junção de maçã e canela, faz-me sempre lembrar o Natal :)

    Beijinho e se tiveres mais dúvidas é só dizer.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Sonia! Obrigada pela resposta. vou fazer assim que arranjar recipiente, aliás o teu e um outro que fiz com laranja e café que o meu pai adora e que convem ficar esquecido até ao natal!! bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kika
      O de laranja café fica tão bom! Mas é preciso um recipiente grande mas este de maçã canela não. Eu pus numa garrafa de Bongo :) E realmente quanto mais tempo ficar melhor ;)

      Beijinho!*

      Eliminar
  4. Este é o meu primeiro licor, ao fazer a aguardente não cobre por completo a mistura da maça/canela, faltam um ou dois dedos, vale a pena acrescentar aguardente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vasco,

      Se respeitou as medidas, não há problema em deixar essa diferença, mas não tem problema também se acrescentar essa diferença de aguardente. Desde que deixe bastante tempo a macerar. A receita diz 1 semana, mas não fica bom, aconselho a deixar dois meses. Depois ao coar o licor, também aconselho a deixar os paus de canela na garrafa final.
      Se tiver mais dúvidas é só dizer.
      Obrigada!

      Eliminar
  5. Isto é quase apoio ao cliente em tempo real... :)

    O meu medo é que a fruta que não esteja mergulhada em aguardente apodreça, eventualmente vou acrescentar visto ser tão pouca a diferença.

    Obrigado,

    Vasco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto que os leitores do meu blogue fiquem com dúvidas :)

      Não iria apodrecer, pois o Vasco vai mexer e abanar a garrafa todos os dias, para misturar os sabores e o açúcar. Ou seja, pega-se na garrafa e vira-se várias vezes de cabeça para baixo, pois o açúcar vai ter tendência para se depositar. Espero ter-me feito entender. Por isso a fruta que fica fora da aguardente vai ficando impregnada na aguardente. E ao longo do tempo a fruta vai ficando mais mole e vai descendo.
      Mas acho que sim, acrescente que não faz mal nenhum e visto ser cerca de dois dedos, sempre é um cálice a mais no final!! :D

      Mais alguma coisa é só dizer e depois se entender deixe aqui o seu testemunho, seja ele uma boa ou má experiência :)

      Eliminar
  6. Bem não sei bem o que se passou mas o resultado não foi muito positivo, um mês depois lá fui filtrar o licor, bem o sabor não está grande coisa e a cor muito diferente da do seu, o meu mais parece um compal néctar de pêssego.

    Deixo uma foto para ver o ascpecto.
    http://img5.imageshack.us/img5/3599/img86422.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vasco,

      Pois, realmente não entendo o que possa ter corrido mal. Já fiz várias receitas e saem todas com um sabor espectacular e com a cor que mostro na foto...
      Mas poderá ter a ver com o tipo de aguardente e principalmente com o tipo de maçã.

      Não desista e experimente com outra qualidade de maçã. Quando mais vermelhinha melhor! Mais cor dá ao licor.

      Cumprimentos!

      Eliminar
  7. Segui uma receita muito semelhante, para aproveitar um fim de aguardente que me sobrou de outra receita (frutos silvestres).
    Também mandavam deixar a maçã durante uma semana e deixei quase 4 meses... ficou delicioso! Melhor do que o de frutos silvestres! Foi pena ter sido pouco :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Eu também gostava de experimentar esse licor de frutos silvestres! Deve ser muito bom :)
      Eu apercebi-me que realmente uma semana era pouco para a maçã largar todo o seu aroma assim como a canela, portanto deixar o licor "esquecido" no armário para mim é a melhor solução :)
      Para a próxima já sabes, tens que fazer mais quantidade! O meu licor maçã canela, cada vez que faço, desaparece...!!! :D
      Beijinhos e obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  8. Gostaria de saber qual a aguardente que usa? É caseira ou é de compra (aliança velha surge na imagem). Também gostaria de saber qual o tipo de maçã usou? Estou a experimentar fazer o licor de laranja e café. Usei aguardente caseira vamos lá ver como é que fica.

    Obrigado e parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniel, grata pelo comentário!

      A aguardente que uso é uma aguardente caseira também, daquela aguardente branca. Para mim é a melhor! A garrafa que surge na imagem de aliança velha era uma aguardente que tinhamos mas para ser consumida normalmente, e como terminou e achei a garrafa lindíssima para por o licor devido à sua cor, decidi colocar nessa garrafa.

      A maçã é daquela rija, de casca bem vermelha, não de polpa farinhenta! Quanto mais vermelha for mais cor vai dar ao licor.

      Para mim o licor de laranja café fica excelente é com brandy constantino, mas as grandes obras nascem do acaso! Quem sabe se não fica optimo com aguardente? E sendo caseira ainda melhor! Depois conte o resultado!

      Obrigada e qualquer coisa cá estarei!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...