segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bacalhau à Transmontana

Andava à procura de uma receita diferente de bacalhau. Pesquisei na net e vi esta receita que fiquei com água na boca só de ler!

Decidi por mãos à obra!

A receita vem do site 1001 receitas de bacalhau

Demolhe previamente o presunto. Depois disso enxugue-o bem. Com uma faca afiada dê um golpe nas postas de bacalhau (fiz só com os centros das postas de bacalhau que eram altas e guardei a parte de lado, que tem mais espinhas e são mais finas) como se fosse fazer sanduíches. Introduza em cada uma delas uma fatia de presunto e reserve. (Eu fiz com bacon cortado bem fininho)

Entretanto, numa tacinha, dilua uma colher de sopa de farinha em 1dl de vinho branco. Descasque e pique os alhos. Corte um tomate às rodelas. Descasque uma cebola, corte-as também às rodelas e aloure-as na mistura de azeite e manteiga.

Coloque no fundo de uma assadeira, metade da cebola refogada e, por cima, disponha as postas de bacalhau e sobre estas o resto da cebola e reserve.

Junte (à gordura onde refogou a cebola) os alhos e o tomate, e deixe refogar um pouco. Acrescente a farinha diluída no vinho branco. Tempere com sal e pimenta, junte um cálice de vinho do porto e deixe apurar.

Regue o bacalhau com este molho.

Leve ao forno aquecido a 190º durante 20 minutos. Sirva bem quente acompanhado de puré de batata.

Mais uma vez não tive tempo para tirar foto.... Fica para a próxima...

Como sobrou puré, molho e os restos do bacalhau cozido (as partes mais baixinhas), decidi desfiar o bacalhau e tirar todas as espinhas e fiz um empadão com o que sobrou.

Num tabuleiro de ir ao forno pus uma camada de puré, depois o bacalhau desfiado e um pouco de molho, depois o resto do puré e cobri com molho. Cortei pedacinhos de bacon e pus por cima. No dia seguinte foi só por no forno e já está! Super rápido e uma refeição de aproveitamentos!! Há que poupar..!!

2 comentários:

  1. Excelente escolha, realmente está muito bem selecionada esta receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito agradecida pelo comentário.
      Estava de facto mesmo muito bom!

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...