Uma receita saudável e que pode ser em versão sem glúten.
Tinha visto a Ina Garten a fazer algo parecido e decidi por as mãos à obra com uma versão minha.
Enquanto preparamos os legumes o salmão vai ao forno. Eu só pus sal e coloquei-o em cima do tabuleiro do forno com folha vegetal. Cerca de 15 minutos será suficiente. Passado esse tempo, deixar descansar, já fora do forno, tapado com folha de alumínio.
Enquanto isso, numa frigideira larga anti aderente, coloquei 3 fatias de pão cortadas em cubos, tipo croutons e um fio de azeite. Deixei alourar e depois adicionei 3 tomates maduros cortados em cubos. Envolver bem e polvilhei com uma colher de chá de açúcar para ajudar a soltar a doçura do tomate. Depois de bem envolvido, coloquei 2 dentes de alho picados, sal e pimenta q.b., 2 cogumelos portobello e um molho de acelgas suíças (ou manjericão ou outro verde que tenhamos no frigorífico). Deixei mirrar e por fim polvilhar com coentros. Depois pus numa travessa de ir ao forno, polvilhado com queijo da ilha e queijo parmesão. Foi ao forno cerca de 10 minutos para gratinar.
O pão pode ser sem glúten. E para esta receita entrar no Programa FODMAP´S é só retirar o alho, os cogumelos, o queijo ser só parmesão e caso não possa levar acelgas é só encontrar um bom substituto verde.
dos meus peixes favoritos, e com esses legumes perfeitos é o casamento perfeito, adorei a receita.
ResponderEliminarObrigada! Eu como não gosto de salmão, ando sempre a inventar. Com este gratin comece-se lindamente o salmão e não é sacrifício! ;)
EliminarBeijinhos
Adoro salmão e esse ficou uma maravilha, achei o acompanhamento uma delicia
ResponderEliminarbjs
Olha São eu não aprecio nada salmão e este comi muito bem, o acompanhamento ajuda!! Estava mesmo bom!
EliminarPodia perfeitamente ser o meu almoço
ResponderEliminarFoi o nosso almoço e ficámos bem satisfeitos ;)
Eliminar