sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Francesinha em Bolo Lêvedo!

Por vezes temos que ver a vida de maneira diferente! E por vezes resulta ainda melhor!

O mesmo se aplica na culinária! Temos que inovar e por vezes sai uma receita de sucesso.

Foi o caso desta francesinha. Para fugir ao pão tradicional, decidi fazer com bolo lêvedo.

Confesso que gosto muito mais, pois ficamos com o leve doce do bolo a contrastar com o forte gosto do molho.

A Francesinha, típica da Cidade do Porto, distinguida por um site de viagens, como um dos melhores sabores locais da Europa. Aconselho vivamente a degustarem esta iguaria! Muito bom mesmo!!

O meu molho não é muito forte, no aspecto de pesar no estômago (pois nos últimos tempos os nossos estômagos já não suportam grandes aventuras...). É forte em termos de sabor, tem um sabor bem apurado! Divinal!! Um molho feito com produtos de qualidade faz toda a diferença!

Para fazer o molho começo a colocar os ingredientes, um a um, nesta ordem, para dentro de um tacho:

Uma cerveja, duas folhas de louro, uma colher de sopa de azeite (o meu já tem piri-piri lá dentro), um cálice de Porto, 1 colher de maizena desfeita em 100 ml de leite, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, uma cebola (não a pico muito porque depois ponho a varinha), um cálice de vinho branco, de vinho tinto, de whisky, de aguardente velha, de colheita tardia, uma colher de chá de mostarda em grão, um dente de alho, os talos de coentros (atados com cordel), um naco de paio do lombo fumado e sal a gosto (mas pouco).

Mexer, levar ao lume para engrossar, ter atenção para não pegar e deixar apurar. Depois de cerca de 30 min ou até verem que está bem apurado, tirar as folhas de louro, o paio e os talos dos coentros e passar com a varinha mágica. Provar para rectificar sabores.

O molho dá para quatro pessoas à vontade e não tenham medo que não vão ficar bêbados com tanta bebida, pois o álcool vai evaporar todo!

Enquanto isso, torra-se o bolo lêvedo aberto ao meio (ou o pão em alternativa) e depois é começar a montar a francesinha a gosto. Primeiro o bolo lêvedo e depois é a gosto. Eu costumo por queijo, fiambre, bife grelhado, chouriço ou linguiça e o paio que esteve a dar gosto ao molho. Depois por fim coloco a outra metade do bolo lêvedo e cubro com queijo. O molho, que está bem quente, por cima do queijo vai ajudar a derreter. Há quem coloque ainda na sanduiche, salsicha fresca e um ovo estrelado por cima, não foi o meu caso...

Para acompanhar podem fazer batatas fritas, mas se quiserem algo um bocadinho menos calórico e novamente diferente, umas batatinhas doces assadas no forno com azeite, sal e paprika.



Um prato que aquece a alma, reconfortante mas que só faço uma vez no ano!!!! :-D

6 comentários:

  1. Adoro as tuas receitas Sónia! Eu sou fã de Francesinhas, e confesso que esta tua versão deve ser uma delícia...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marlene! Obrigada pelo simpático comentário! Também adoro francesinha mas evito ao máximo!! A balança não permite que se abuse :-D Mas gosto imenso e não é para me gabar mas este molho é de lamber os dedos!! Fiz as batatinhas parecidas com a forma que tu fazes ;) Beijinhos e grata!! Bom fim de semana!

      Eliminar
  2. que delicia que magnifico que bom que espetáculo eu adorei mesmo :D adorei


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom! Ainda bem! :) Obrigada
      Beijinhos e um bom resto de semana!

      Eliminar
  3. Que excelente inovação, Sónia.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi para fugir ao tradicional, pois com este até ficou um travozinho doce que eu adorei! ;)
      Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...