sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Forneria São Dinis!

Já tinha ouvido falar imenso sobre este restaurante, mas ainda não tinha tido oportunidade de ir comprovar com os meus próprios olhos e boca!


A oportunidade surgiu ontem ao fim do dia!

Ao chegar, deparei-me com um restaurante bem alegre e jovem, com um parque de estacionamento óptimo, grande, situado em Santa Clara, um sítio super calmo, onde nada se passa!! Mesmo ideal para degustar das iguarias que ali se confeccionam ou até mesmo só para uns petiscos e uns refrescos, para aliviar do stress do dia a dia, para relaxar!


Com uma vista deslumbrante sobre o mar, (foi só pena de o tempo estar meio murcho), imaginei um fim de tarde resplandecente de sol, com um cocktail ou mesmo um gin naquela esplanada... Hmmmm!!

Na impossibilidade de ficarmos na esplanada, devido à afluência de clientes, fomos para o primeiro andar que tinha uma vista ainda melhor! Uma sala super acolhedora, pequena, confortante, senti-me como se estivesse em casa, num jantar de amigos, com uma decoração bem simples mas cheia de personalidade, uma musiquinha calma e um ambiente sereno, onde podemos estar com os nossos amigos, conversar e sermos ouvidos.




Adorei todos os pormenores daquela sala, cheia de antiguidades que nos fizeram viajar no tempo e serviu de mote para uma conversa bem agradável dos tempos dos nossos avós. Foi bom recordar!




A parte que mais achei piada foi cá em baixo. Assim que se entra somos "recebidos" por dois fornos grandes de lenha, que nos fazem recuar também no tempo, em que a comida era feita na lareira, ou até mesmo nos fornos de lenha comunitários da aldeia! Sim, sou desse tempo!! Em casa dos meus avós, sem electricidade, onde a sopa (e toda a comida!) era feita naquelas panelas de barro, de três pés, em que se colocava de manhã e ali estava praticamente todo o dia a cozinhar! E a varinha mágica era uma colher de pau gigante e um garfo que servia para amassar os pedaços maiores para que a criança de três meses não se engasgasse!! E não, nunca me engasguei ou sequer fechei a boca a qualquer colher cheia de comida que viesse de dentro daquela panela!! Recordar é viver! E venha quem vier, mas cozinha feita em forno de lenha nada tem a ver com placas eléctricas ou robots de cozinha!!!!!!!!!!!!!


Avançando no tempo, demos início à nossa degustação com uma bela sangria branca! Bem refrescante e de sabor forte e doce, foi a companhia perfeita da nossa refeição.


A entrada foi uma Tostada Catalã (pão torrado com alho, azeite e tomate numa cama de rúcula) e logo de seguida sem grandes demoras cada um pediu o seu: um bacalhau à brás, um macarrão com cogumelos salteados e trufados, uma francesinha especial com tudo a que teve direito e um arroz de pato à antiga.





O serviço foi bem rápido e com profissionalismo, reinou sempre a boa disposição e o à vontade com o cliente (que é o que se quer!) e os pratos muito bem servidos! O bacalhau estava muito bom, não estava seco nem salgado, o macarrão estava bem cremoso, saboroso e recheado de cogumelos, a francesinha muito bem servida (só faltava o picante!) e o arroz de pato muito bem servido de pato e enchidos, com um gratinado bem bom (sinceramente só achei um pouco estranho o queijo no arroz de pato, nunca tal vi, mas a cozinha de autor e isto mesmo, até que funcionou muito bem!).

Para finalizar tinha que experimentar a sobremesa! Muito bem recomendado por um dos funcionários, decidi ir para o bolo de chocolate húmido! Consegui meter inveja a quem não comeu!! Era mesmo muito bom e húmido! Na dose certa, foi o essencial para o acompanhamento de um cafézinho.


Assim terminámos a noite, com um "escrito" do que me ia na alma naquele momento! Esta palavra ecoou na minha mente toda a noite!


Fiquei agradavelmente surpreendida, em tudo, até na forma como a ementa foi apresentada!!
Por isto e muito mais recomendo vivamente, tenciono voltar, principalmente para degustar as pizzas que estavam a ser confeccionadas mesmo ali à nossa frente! E aqueles fornos... Ai aqueles fornos...!!



E vocês? Porque esperam?! ;) Levem GPS se for preciso para achar este restaurante e não se deixem enganar pela esquina!! Lá por ele estar escondidinho, está ali um dos melhores restaurantes da zona!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pelo simpático comentário!
Até Breve! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...