quarta-feira, 29 de julho de 2015

Bons produtos Açorianos para um passatempo!

Hoje trago uma receita, é uma repetente, mas sem dúvida que tive que a voltar a fazer!!

Irei participar num passatempo, da Cozinha Sem Segredos, onde o requisito principal seria participar com uma receita onde haja pelo menos um ingrediente tipicamente Açoriano! Um passatempo de louvar, sem dúvida, pois os Açores têm produtos fenomenais e temos que mostrar!!

Bom, eu exagerei... Praticamente toda esta receita é com produtos Açorianos!!

Francesinha em Bolo Lêvedo!

O conceito não é dos Açores, mas aqui fica a prova de que podemos fazer uma receita divinal com produtos de excelência.

Ora vejamos:

Uma cerveja Coral, duas folhas de louro, uma colher de sopa de azeite (o meu já tem piri-piri lá dentro), um cálice de Porto, 1 colher de maizena desfeita em 100 ml de leite Nova Açores, 2 colheres de sopa de polpa de tomate, uma cebola (não a pico muito porque depois ponho a varinha), um cálice de vinho branco e tinto Quinta da Jardinete, de whisky, de aguardente velha, de colheita tardia, uma colher de chá de mostarda em grão, um dente de alho, os talos de coentros (atados com cordel), um naco de paio do lombo fumado cortado em pedacinhos e sal a gosto (mas muito pouco).

Mexer, levar ao lume para engrossar, ter atenção para não pegar e deixar apurar. Depois de cerca de 30 min ou até verem que está bem apurado e evaporado o álcool (senão o molho fica amargo) tirar as folhas de louro e os talos dos coentros e passar com a varinha mágica. Provar para rectificar sabores. Terminar com coentros picados (bem sem que não são típicos Açorianos, mas podem optar por salsa).
O molho dá para quatro pessoas à vontade e não tenham medo que não vão ficar bêbados com tanta bebida, pois o álcool vai evaporar todo!

Enquanto isso, torra-se o bolo lêvedo aberto ao meio e depois é começar a montar a francesinha a gosto. Primeiro o bolo lêvedo, depois uma fatia de queijo da ilha (no continente tem e fatiam na hora), fiambre, um bom bife da vazia das vaquinhas Açorianas grelhado, linguiça Sicosta. Depois por fim coloco a outra metade do bolo lêvedo e cubro com mais queijo da ilha em fatias finas. O molho, que está bem quente, por cima do queijo vai ajudar a derreter.
Para acompanhar podem fazer batatas fritas, mas se quiserem algo um bocadinho menos calórico e novamente diferente, umas batatinhas doces assadas no forno com azeite, sal e paprika. Eu desta vez não fiz...

E assim com esta receita participo no passatempo e espero fazer jus ao nome "Produtos Açorianos"! Infelizmente não consegui fotografar com todos os produtos utilizados... mas sem dúvida que aqui o Bolo Lêvedo destaca-se pois faz toda a diferença! O sabor forte do queijo da ilha com o doce do Bolo é fantástico!! Recomendo!!

Agradeço a oportunidade de poder participar e venham muitos mais como este!




Produtos genuinamente Made in Portugal!! Obrigada Cozinha Sem Segredos! Obrigada Gradirripas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...